Pages

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL-FFP
Site - clique imagem

sábado, 17 de agosto de 2013

Jornalistas: ENCONTRO NACIONAL

'ASSESSORIA DE IMPRENSA NOS GRANDES EVENTOS' - debatido no evento

Com o tema central "Assessoria de Imprensa nos Grandes Eventos e o Interesse Público do Jornalismo", o XIX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), a realizar-se de 22 a 25 de agosto no Rio de Janeiro, reunirá mais de 250 profissionais. A inscrição de delegados está encerrada e a de observadores termina nesta sexta-feira (16). A nova direção da Federação Nacional dos Jornalistas tomará posse em solenidade durante o evento.Na semana passada foram concluídos os encontros estaduais e assembleias preparatórios ao XIX ENJAI. Entre delegados dos Sindicatos, observadores, palestrantes e equipe de organização, o evento nacional já conta com a participação de mais de 250 profissionais. O enfoque central do encontro, que acontecerá no Rio's Presidente Hotel, será aprofundado em 4 painéis de debates e duas rodas de conversa. O primeiro deles, "Assessoria de Imprensa como atividade jornalística de interesse público", será na manhã de 23 de agosto e contará com as contribuições do presidente da FENAJ, Celso Schröder, do Coordenador do Curso de Comunicação Social da PUC-Rio, Leonel Aguiar, e do Mestre em Comunicação Midiática pela UNESP/Bauru, Paulo Toledo.
Em seguida, Paulo Roberto Rossi de Oliveira, da Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte, Mario Andrada, diretor de Relações Institucionais da Nike do Brasil, e Isabel Magalhães, gerente de Relações com a Imprensa da Rio 2016, participarão do painel 2, " Os eventos esportivos e as oportunidades para assessorias de imprensa".
A programação do dia 23 prossegue com duas rodas de conversa no período da tarde. Na primeira, Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Análise e Controle de Qualidade, Marisa Bastos, chefe da área de Comunicação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Nara Franco, da Rio Eventos, e o Secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, abordarão o tema "Cobertura de imprensa e a atuação das assessorias em grandes eventos". E a segunda roda de conversa será com o professor da UFSC Jaques Mick, que coordenou a pesquisa "Perfil do Jornalista Brasileiro", realizada com apoio da FENAJ. Ele apresentará uma leitura da pesquisa destacando dados envolvendo os profissionais de assessoria de imprensa.
No dia 24 dois outros painéis aprofundarão a análise sobre questões presentes no cotidiano dos jornalistas deste segmento. O painel 3, "O acesso democrático às grandes coberturas de eventos: da imprensa estrangeira ao jornalismo alternativo", contará com as contribuições de Jens Glusing, correspondente da Der Spiegel, Murillo Garavello, gerente de Esportes do UOL, e de Veronica Goyzueta, jornalista peruana que é correspondente do jornal espanhol ABC. E no painel 4, Jaqueline Paiva, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e Lúcio Pimentel, gerente de Imprensa da Petrobras, debaterão "O papel do jornalismo em assessorias de comunicação".
O processo deliberativo do XIX ENJAI será na tarde do dia 24, quando serão debatidas as teses inscritas pela FENAJ e Sindicatos de Jornalistas. Em sua grande maioria elas tratam de reivindicações históricas da categoria, como o respeito à jornada de trabalho de 5 horas, piso salarial nacional, convenção coletiva para os jornalistas em empresas de assessoria, concurso para jornalistas no serviço público e a retomada da exigência do diploma para o exercício da profissão, entre outras. À noite haverá a solenidade de posse da nova direção da FENAJ e da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. O evento encerra-se no dia 25 com a primeira reunião da nova diretoria da Federação.
Boletim Fenaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário